Equipe da Unimontes participa de formação sobre Arquitetura Pedagógica na UFAL

Atividade abordou princípios, fundamentos e práticas inovadoras aplicadas ao design de salas virtuais na educação a distância

Nos dias 21 e 22 de julho de 2025, integrantes da equipe da Universidade Estadual de Montes Claros (CEAD/UAB Unimontes) participaram de uma reunião formativa promovida pelo Centro de Inovação em Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas (CIED/UFAL). O encontro teve como foco a Arquitetura Pedagógica adotada pela instituição anfitriã, com aprofundamento nos princípios, fundamentos e estratégias didático-pedagógicas que sustentam o design dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) da UFAL.

O momento formativo contou com a presença de representantes da Unimontes e da equipe pedagógica, técnica e gráfica do CIED/UFAL, reforçando o diálogo interinstitucional e o compromisso com uma educação a distância cada vez mais estruturada, acessível e inovadora.

Sala Modelo e Trilhas de Aprendizagem

Durante a programação, os participantes foram apresentados à estrutura da chamada “Sala Modelo”, um espaço referência utilizado pela UFAL para padronizar e orientar o design das disciplinas no Moodle. A sala contempla elementos essenciais como introdução, plano de disciplina, guia do estudante e uma organização didática baseada em trilhas de aprendizagem, que permitem a personalização dos percursos dos alunos, respeitando diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.

Também foi enfatizada a importância da integração entre os aspectos pedagógicos, técnicos e visuais na concepção das salas virtuais, com o uso da matriz pedagógica como ponto de partida para o planejamento disciplinar.

Alinhamento com o novo cenário da EAD

A iniciativa reforça o compromisso da Unimontes em alinhar suas práticas pedagógicas às diretrizes do novo Marco Regulatório da Educação a Distância, promovendo um ensino mais ativo, centrado no estudante e ancorado em estratégias que favoreçam o engajamento, a autonomia e o desenvolvimento de competências.

Segundo os participantes, a experiência foi enriquecedora e fortalece a construção de um modelo de EAD mais robusto e sintonizado com os desafios contemporâneos da educação superior pública.

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