CEAD Unimontes participa de agenda estratégica do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) 

Aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro de 2025, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em Belo Horizonte (MG), a Reunião de Coordenadores de Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e Polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), promovida pela Diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES). Nesta oportunidade, a diretora do CEAD, Profª Ms. Christine Martins de Matos, a Coordenadora da UAB/Unimontes, Profª Ms. Dirce Efigênia Brito Lopes e Oliveira e a Coordenadora Adjunta, Profª Dra. Ana Ivânia Alves Fonseca participaram dos debates e encaminhamentos estratégicos para o fortalecimento das ações no âmbito da educação a distância pública no país.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pelo Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006, tem como propósito promover o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, visando expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior em todo o País. Atualmente, o Sistema Nacional UAB reúne 151 instituições públicas de ensino superior, responsáveis pela oferta de cerca de 800 cursos em aproximadamente 1.072 polos de apoio presencial distribuídos pelo território nacional. A Unimontes integra ativamente esse sistema, contribuindo para a democratização do acesso à educação superior por meio da oferta de 14 cursos  entre graduação e especialização,  em 51 polos localizados em diferentes municípios de Minas Gerais.

De acordo com a professora Christine Matos, diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD/Unimontes), a meta institucional é ampliar o número de acadêmicos matriculados e fortalecer a interiorização da formação superior até 2027 consolidando a universidade como referência regional em educação digital pública e de qualidade em todo o estado, com o maior número de abrangência de regiões e de polos

Dentre os temas tratados no evento, destacou-se a avaliação da execução dos editais da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com ênfase nos resultados que permitem verificar se as ações, recursos e resultados previstos foram, de fato, concretizados com qualidade, eficiência e alinhamento às diretrizes do Sistema UAB, bem como, as boas práticas identificadas nas instituições participantes. Também foram discutidas as perspectivas e os mecanismos de financiamento da UAB, considerando a sustentabilidade dos programas formativos e a otimização dos recursos destinados à educação a distância. 

Outro ponto central, amplamente discutido, refere-se à articulação entre os coordenadores gerais da UAB e os coordenadores de polos, reforçando a importância do diálogo institucional, da gestão integrada e do fortalecimento das redes colaborativas para qualificar a oferta e garantir o cumprimento das metas educacionais. 

Dessa forma, reforça-se o papel dos Coordenadores de IPES e dos Polos do Sistema UAB na efetiva garantia da qualidade acadêmica, na consolidação de práticas de gestão alinhadas às diretrizes nacionais e na promoção de impactos institucionais e sociais significativos, capazes de ampliar o acesso, fortalecer a permanência estudantil e contribuir para o desenvolvimento regional por meio da educação pública, gratuita e de excelência.

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