Pesquisadores vinculados ao Centro de Educação a Distância (CEAD) e do Hub de Educação Digital da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participaram, nesta semana, do VII Encontro Internacional da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP), realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, na Universidade Agostinho Neto (UAN), em Luanda, Angola.
O evento, que nesta edição tem como tema “Educação a Distância e os Desafios da Transformação Digital no Ensino Superior”, reúne representantes de universidades e instituições de ensino superior dos países de língua portuguesa, promovendo o intercâmbio de experiências, pesquisas e práticas inovadoras na área da Educação a Distância (EaD).
Durante o encontro, foram apresentados dois trabalhos científicos desenvolvidos na Unimontes:
- “Desafios e Estratégias para Aprimorar a Experiência Discente na EAD Pública: Um Estudo de Caso na Unimontes à Luz das Competências Pedagógico-Digitais e da Resolução CEPEx/UNIMONTES nº 214/2023”, de autoria da Profª Ms. Christine Martins de Matos, diretora do CEAD;
- “Educação Híbrida como Revolução Pedagógica: Reconfigurações da Escola na América Latina entre a República e a Cultura Digital”, de autoria da Drª Fábia Magali Santos Vieira, coordenadora do Hub de Educação Digital e do Mestrado Profissional em Processos e Tecnologias Educacionais (ProfEducatec).
O primeiro estudo apresentou uma análise sobre os desafios e estratégias para aprimorar a experiência discente na Educação a Distância pública, com foco nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Multiletramentos, Arte e Cultura Visual e Biotecnologia em Apicultura e Meliponicultura. A investigação fundamenta-se nas competências pedagógico-digitais e nas diretrizes institucionais da Resolução CEPEx/UNIMONTES nº 214/2023, que institui o Programa de Educação Digital (PED) da Universidade.
Já o segundo trabalho discute como as transformações provocadas pela cultura digital vêm reconfigurando as práticas escolares e os paradigmas formativos no contexto latino-americano. A pesquisa busca compreender a educação híbrida como um movimento de inovação tecnológica e inclusão social nas escolas públicas em tempos de redes e plataformas digitais.
A presença da Unimontes no VII Encontro Internacional da EADPLP reafirma o comprometimento institucional com a pesquisa, a inovação pedagógica e o fortalecimento da EaD pública brasileira, além de consolidar o papel da universidade nos debates globais sobre transformação digital e educação inclusiva nos países de língua portuguesa.
