
Num movimento que reforça o compromisso com a qualidade da Educação a Distância (EaD), o Centro de Educação a Distância da Unimontes (CEAD/Unimontes) promoveu, no dia 6 de outubro, uma reunião com representantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
O encontro teve como objetivo discutir a criação de uma rede de cooperação para a formação continuada de profissionais atuantes na EaD. Participaram do encontro a diretora do CEAD/Unimontes, professora Christine Martins de Matos; a coordenadora de Projetos do CEAD, professora Naiara Vieira Silva Ivo; e o assessor de Gestão AVA, Erick Alves Silva. Pela UERN, marcaram presença a pró-reitora de Graduação, professora Fernanda Abreu de Oliveira; o pró-reitor adjunto de Graduação, professor Rommel Wladimir de Lima; o coordenador geral da UAB, professor Giann Mendes Ribeiro; e o assessor de Graduação, professor Carlos Heitor Pereira.
As discussões tiveram como referência o novo Marco Regulatório da EaD (Decreto nº 12.456/2025), que exige das instituições de ensino superior adequações até 2026. Entre os temas abordados estiveram a atualização dos currículos, a integração de tecnologias educacionais e a qualificação docente para atender às demandas da educação digital.
Durante a reunião, foram apresentados os produtos formativos desenvolvidos pela equipe do CEAD/Unimontes, como trilhas de aprendizagem, Pílulas do Conhecimento, Pocket Lives, podcasts e cursos livres, iniciativas inovadoras que podem ser organizadas em formatos gamificados e certificados por microcredenciais. Esses recursos buscam ampliar o engajamento e reduzir a evasão, promovendo uma aprendizagem mais significativa e participativa.
A proposta inicial do Programa Conect@ Saberes foi apresentada como um esforço coletivo de fortalecimento das competências pedagógico-digitais docentes. A iniciativa está alinhada ao Marco Regulatório da EaD e às diretrizes do Programa de Educação Digital (PED), instituído pela Resolução CEPEx/Unimontes nº 214/2023.
Segundo a diretora do CEAD/Unimontes, professora Christine Martins de Matos, a iniciativa representa “um passo importante para consolidar uma rede colaborativa de formação docente, baseada na troca de experiências, na inovação pedagógica e na integração entre universidades públicas”.
Ainda neste semestre, está previsto o início de um projeto-piloto da rede de formação continuada, com a possibilidade de formalização de um termo de cooperação entre as universidades participantes.
Em breve, novas ações do Programa de Formação Continuada em Educação Digital serão divulgadas pelo CEAD/Unimontes e instituições parceiras.