Processo Seletivo Simplificado de Professor Formador Bolsista para Atuar em Cursos de Especialização no Âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Edital Nº 02/2025
Classificados e Convocados para Início das Atividades – 4ª Chamada
Classificados e Convocados para Início das Atividades – 4ª Chamada
Convocados para início das Atividades de Tutor – 7ª Chamada
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Centro de Educação a Distância(CEAD), torna público o presente Edital, contendo as normas específicas ao Processo Seletivo Simplificado para o encargo de Coordenador de Curso, para atuar nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações) como bolsista no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pelo Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) observando-se as normas discriminadas nas Portaria do MEC/Capes n.° 309, de 27 de setembro de 2024, na Instrução Normativa MEC/Capes GAB n° 1, de l.° de outubro de 2024 e demais, bem como neste Edital. Classificados e Convocados para Início das Atividades de Coordenador – 2ª Chamada Classificados e Convocados para Início das Atividades de Coordenador Homologação e Resultado Final Resultado após Análise de Recursos Resultado após Análise de Documentos Lista de Candidatos Convocados para Análise Curricular Resultado preliminar 1ª Retificação do Edital Edital Completo
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD) e da Coordenação Geral da UAB/Unimontes, 1° Convite de Vagas Remanescentes e Formação e Cadastre de Reserva, nos termos do Edital N° 07/2024, para a função de TUTOR PRESENCIAL, para atuar como bolsista, nos cursos participantes do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ofertados pela Unimontes, e instituídos pelo Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Processo Seletivo será realizado observando-se as normas discriminadas nas Portarias do MEC/CAPES n° 183, de 21 de outubro de 2016 e n° 102, de 10 de maio de 2019, bem como neste Edital. Homologação e Resultado Final Resultado da Análise de Recurso Resultado da Análise da Documentação Lista de Classificados para Análise de Documentos Resultado Preliminar – Lista de candidatos inscritos Edital Completo
UNIMONTES LANÇA O PROGRAMA 60+ DIGITAL: INCLUSÃO PARA AUTONOMIA E APRENDIZADO TECNOLÓGICO A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está dando um importante passo rumo à inclusão digital dos acadêmicos com 60 anos ou mais, por meio do programa 60+ Digital, um projeto do Laboratório de Educação Digital (LED) e Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação (EDUCAR), em parceria com o Centro de Educação a Distância (CEAD) e a Coordenação Técnica de Processos Seletivos (COTEPS). Com foco em proporcionar autonomia e facilitar o acesso a ferramentas de comunicação, produtividade e informações digitais, o programa tem como objetivo oferecer suporte e formação em competências tecnológicas, respeitando o ritmo de cada participante e criando um ambiente de aprendizado leve e motivador, para garantir uma experiência enriquecedora e segura para os participantes. O Programa 60+ Digital será realizado de 17 de fevereiro a 24 de abril de 2025 e está estruturado em 6 módulos, com 4 horas de duração cada, divididos em 2 aulas de 2 horas por semana. As aulas ocorrerão das 17h às 19h no formato presencial no Laboratório de Informática do CEAD (Prédio 07), nas terças e quintas-feiras. Os instrutores são acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação da Unimontes, acompanhados pelos professores dos projetos envolvidos. Para Christine Martins de Matos, diretora do CEAD, “o programa é um marco na transformação social, pois proporciona aos participantes a oportunidade de se adaptar ao mundo digital, promovendo a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. Através do aprendizado de novas tecnologias, os participantes ganham autonomia para realizar atividades cotidianas, como se comunicar com familiares e amigos, acessar serviços online, buscar informações e até mesmo explorar novas formas de entretenimento e educação, inclusive na realização de trabalhos acadêmicos com uso das ferramentas digitais”. Conteúdo do Curso O programa abordará temas fundamentais para a inclusão digital, organizados nos seguintes módulos: 1) Conceitos Fundamentais de Informática, 2) Ferramentas de Produtividade, 3) Navegação na Internet e Ferramentas em Nuvem, 4) Redes Sociais e Comunicação Digital, 5) Inteligência Artificial e Ferramentas de Assistência e 6) Práticas Colaborativas e Projetos Práticos. Primeira Turma e Futuras Edições A turma inaugural do programa será formada por acadêmicos com 60 anos ou mais da Unimontes e, conforme demanda, novas turmas poderão ser abertas. O programa visa promover a inclusão social e digital, abrindo novas possibilidades de aprendizado e adaptação à realidade tecnológica contemporânea. Inscrições As inscrições para o 60+ Digital podem ser feitas por meio de um formulário online, disponível no link https://forms.gle/hMCBhpuakVjGGioeA. As vagas são limitadas a 20. Os interessados devem garantir a sua participação o quanto antes para garantir sua participação. Contato Para mais informações, dúvidas ou esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato através do e-mail 60digital@unimontes.br.
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o presente Edital, contendo as normas específicas ao Processo Seletivo Simplificado para o encargo de PROFESSOR FORMADOR, para atuar como bolsista no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pelo Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), observando-se as normas discriminadas nas Portaria do MEC/Capes n.º 309, de 27 de setembro de 2024, e na Instrução Normativa MEC/Capes GAB n.º 1, de 1.º de outubro de 2024, bem como neste Edital. Convocação para Assumir Disciplina – Disciplina 9 – 2ª Chamada Homologação e Resultado Final – Disciplina 9 – 2ª Chamada Resultado após Análise de Recursos -Disciplina 9 – 2ª Chamada Convocação para Assumir Disciplina – Disciplinas 50 – 2ª Chamada Homologação e Resultado Final – Disciplina 50 – 2ª Chamada Resultado após Análise de Recursos – Disciplina 50 – 2ª Chamada Resultado após Análise de Documentos – Disciplina 50 – 2ª Chamada Comunicado 04 – Cronograma da Análise da Documentação Comprobatória – Disciplina 50 – 2ª Chamada Convocação para Assumir Disciplina – Disciplina 35 – 2ª Chamada Homologação e Resultado Final – Disciplina 35 – 2ª Chamada Resultado após Análise de Recursos – Disciplina 35 – 2ª Chamada Resultado após Análise de Documentos – Disciplina 9 Comunicado 03 – Cronograma da Análise da Documentação Comprobatória – Disciplina 09 – 2ª Chamada Retificação da Convocação para Assumir Disciplina – Disciplina 01 Ciências Biológicas – 2ª Chamada Convocação para assumir Disciplina – Disciplinas Diversas – 2ª Chamada Homologação e Resultado Final – Reserva de Vagas – 2ª Chamada Resultado após Análise de Recurso – Reserva de Vagas – 2ª Chamada Resultado da Análise de Documentos – Disciplina 35 Comunicado 02 – Cronograma da Análise da Documentação Comprobatória – Disciplina 35 Convocação para Assumir a Disciplina Professor Formador – 1ª Chamada Comunicado 01 – Cronograma da Análise da Documentação Comprobatória – Sistema de Reserva de Vagas – 2ª Chamada Resultado após Análise de Documentos – Reserva de Vagas – 2ª Chamada Lista de Candidatos para Análise de Documentos – Reserva de Vagas – 2ª Chamada Convocação para Assumir a Disciplina Professor Formador – Reserva de Vagas – 1ª Chamada Retificado – Resultado Final e Homologação – Disciplinas 4 6 7 12 34 37 Relação de Professores Classificados e Convocados para a Função de Professor Formador por Disciplina – Geografia – 1ª Chamada Resultado Final e Homologação – 1ª Chamada Resultado após Análise de Recursos – 1ª Chamada Resultado após Análise dos Documentos – 1ª Chamada Lista de Candidatos para Análise Documentos – 1ª Chamada Resultado Preliminar – Lista de Inscritos na Reserva de Vagas Resultado Preliminar – Lista Geral de Inscritos Edital Completo – 2ª Retificação 2ª Retificação do Edital Edital Completo – 1ª Retificação 1ª Retificação do Edital Resultado a Interposição de Recurso Edital Completo
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), toma público o presente Edital, contendo as normas específicas ao Processo Seletivo Simplificado para o encargo de Coordenador de Tutoria, para atuar como bolsista no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pelo Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) observando-se as normas discriminadas nas Portaria do MEC/Capes n.° 309, de 27 de setembro de 2024, na Instrução Normativa MEC/Capes GAB n° 1, de l.° de outubro de 2024 e demais, bem como neste Edital. Classificados e Convocados para Início das Atividades – 3ª Chamada Classificados e Convocados para Início das Atividades – 2ª Chamada Classificados e Convocados para Início das Atividades Homologação e Resultado Final Resultado da Análise dos Recursos Resultado após Análise da Documentação Lista de Candidatos para Análise Curricular Resultado Preliminar – Lista de Inscritos 1ª Retificação do Edital Resultado da Impugnação ao Edital Edital Completo
Os professores Fábia Magali Santos Vieira e Alcino Franco de Moura Júnior, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), participaram do V Congresso Internacional da RIEOnLIFE e IX Festival Internacional do We, Learning with the Cibricity, realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, em Peso da Régua, Portugal. O evento reuniu pesquisadores, gestores, professores e estudantes de diversos países para discutir a formação de ecologias-conectivas no paradigma da Educação OnLIFE. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), a professora Fábia Magali Santos Vieira é coordenadora do Laboratório de Educação Digital (LED), coordenadora de Projetos do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Unimontes e docente do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais. Ela destacou a importância de participar dessa rede internacional: “A RIEOnLIFE nos permite construir pontes com instituições e profissionais de diferentes contextos, ampliando nossa visão sobre as práticas educacionais conectivas. Essa troca de experiências é essencial para aprimorarmos nossas ações locais e contribuirmos para uma educação global mais inclusiva e inovadora.” O professor Alcino Franco de Moura Júnior, doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), é professor do Departamento de Ciências da Computação, coordenador adjunto do LED, e coordenador adjunto de Projetos do CEAD. Ele ressaltou a relevância das discussões sobre novas tecnologias digitais: “Eventos como este são fundamentais para refletirmos sobre as novas tecnologias digitais e como podemos aplicá-las de maneira mais eficaz na educação. Compreender essas ferramentas nos ajuda a promover uma aprendizagem mais significativa e alinhada com as demandas da sociedade contemporânea.” Além dessas atribuições, os professores Fábia e Alcino também coordenam a Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura Digital, lançada pela Unimontes neste ano como parte das ações do CEAD para promover a cultura digital. Este curso visa discutir e difundir a cultura digital, capacitando educadores e profissionais para integrar práticas digitais inovadoras em suas áreas de atuação. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital (GPe-dU) da UNISINOS/CNPq, em parceria com a Universidade Aberta de Portugal e com apoio de instituições internacionais, o congresso buscou criar uma plataforma colaborativa para a Educação OnLIFE, promovendo um ambiente de compartilhamento e co-criação de conhecimento. As atividades incluíram palestras, painéis de discussões, oficinas e vivências imersivas sobre temas como inteligência artificial generativa, educação híbrida, metaverso e cibricidade na educação. A participação dos professores da Unimontes fortalece o compromisso da universidade em promover a educação digital e fomentar a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação de professores e na construção de ecossistemas de inovação educacional. O professor Alcino Franco (à esquerda) e a professora Fábia Magali (à direita) com o professor José Antônio Moreira (centro), diretor da Universidade Aberta de Portugal. O V RIEOnLIFE e o IX WLC ocorreram na cidade de Peso da Régua, Portugal. Vista da cidade de Peso da Régua, em Portugal. Centro de Peso da Régua, Portugal.
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD) juntamente com o Colegiado Didático do curso de Letras Inglês da Unimontes, torna público o presente Edital, contendo as normas específicas ao Processo Seletivo Simplificado para o encargo de Coordenador de Curso, para atuar como bolsista, no curso de Licenciatura em Letras Inglês no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, instituído pelo Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) observando-se as normas discriminadas nas Portaria do MEC/Capes nº 309, de 27 de setembro de 2024; Instrução Normativa MEC/CAPES GAB nº 1, de 1º de outubro de 2024, § 3º do art.65 do Regimento Geral da Unimontes/1999 e demais; § 2º do art. 2º das Normas para Regulamentação do Ensino nos Cursos de Graduação da Unimontes/2022 e demais; bem como neste Edital. Homologação e Resultado Final Resultado da Análise dos Recursos Resultado Ata do Colegiado – Coordenação do Curso Letras Inglês Resultado Preliminar – Lista de Inscritos 2ª Retificação – Edital 09-2024 1ª Retificação – Edital 09-2024 Edital 09-2024
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Unimontes e da Coordenação Geral da UAB/Unimontes, torna publica a realização de Processo Seletivo Simplificado para recrutamento de estagiários, para atuar nos cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pelo Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Unimontes, convênio nº 934350/2022. Convocação para Entrega de Documentos para Termo de Estágio Homologação e Resultado Final Resultado Preliminar – Resultado da Análise de Recursos Resultado Preliminar – Lista de Classificados Resultado Preliminar – Lista Completa Resultado da Avaliação Prática – Edital 08/2024 Lista de Candidatos Convocados para Avaliação Prática – Edital 08/2024 Resultado dos Recursos da Análise de Documentos – Edital 08/2024 Resultado da Análise de Documentos – Edital 08/2024 Resultado das Inscrições após Recursos – Edital 08/2024 Lista de Inscritos – Edital 08/2024 Resultado Impugnação – Edital 08/2024 Edital Completo 08/2024